Não é um porquinho nem vem da Índia. O formato do seu corpo, arredondado e de patas curtas, bem como os guinchinhos que emite e o hábito de estar sempre a comer, podem justificar o primeiro nome, já o segundo dever-se-á ao facto de ter vindo da América do Sul, da então designada Nova Guiné (daí que em inglês o seu nome seja Guinea Pig), território tido como as novas índias. Enfim, o certo — e esta introdução esclarece- o — é que este é um roedor em tudo especial, o que deve ser tido em conta, em particular, na hora de escolher aquele que deseja levar para casa.

 

Reconhecer um porquinho saudável

   Esqueça tudo o que sabe sobre escolher um cachorro, em que a tendência é optar pelo mais meigo, que vem logo ter ao nosso encontro para cheirar e brincar, ou, se preferir, escolhao exactamente pelas características opostas.

 

Apanha-me se puderes

   — Um Porquinho-da-Índia saudável, é ágil e esquivo, pelo que deve optar pelo que for mais rápido a fugir, o que denuncia argúcia, uma boa condição física e um sistema nervoso activo.

 

Descubra-lhe a careca

   — Pegue nele e passe os seus dedos pelo pêlo do animal, no sentido contrário ao do crescimento e investigueo bem como se o fosse catar. Procure parasitas, zonas sem pêlo ou caspa, pois são tudo sinais de má higiene ou doença.

 

Diga Ahhhh

   — Verifique-lhe a cavidade bocal e certifique-se de que tem a dentição completa e não existem dentes partidos ou a abanar.

 

Sequinho, sequinho

   — O nariz deve estar seco.

 

Com um brilhozinho nos olhos

   — Os olhos devem ser brilhantes, estar bem abertos e sem obstruções.

 

Forte e ágil

   — Atente nos movimentos do animal, os quais devem ser vigorosos e precisos.

 

Menino ou menina?

   — Certifique-se de que está a escolher um animal do sexo pretendido e, caso opte por uma fêmea, esta não esteja grávida, a não ser que assim o deseje.

 

O mais indicado

   — Que sejam animais jovens, pois mais facilmente se adaptam a uma nova vida numa nova casa, além de que, assim conhecerá todo o historial do animal. Por vezes, animais mais velhos já ganharam medos e fobias e trazem alguns hábitos que o novo dono desconhece.

   — Nada melhor do que fazer a sua aquisição a um criador de confiança ou numa loja da especialidade, onde o poderão, com profissionalismo, ajudar a fazer a melhor escolha.

 

Sinais de doença

   — Diarreia

   — Pêlo eriçado e basso

   — Piolhos e outros parasitas

   — Peladas

   — Olhos lacrimejantes

   — Inactividade

   — Caspa