Uma questão de penteado
Esteticamente admirável
Ainda que o seu nome, Selkirk Rex, soe ao de algum há muito extinto dinossauro, ele designa uma das mais recentes, belas e exóticas raças naturais de gatos do mundo. Uma raça que parece sempre acabada de vir do… cabeleireiro. Porém, o seu pelo encaracolado é literalmente permanente e definitivo.
A origem dos caracóis
O primeiro destes gatos foi encontrado no estado norte-americano do Montana e encaminhado para um criador de gatos Persa que não tardou a perceber que o gene responsável pela mutação que origina o pelo encaracolado era natural e dominante. Logo no início, da primeira ninhada — fruto do cruzamento com um Persa preto — resultaram seis crias, três das quais nasceram com o pelo encaracolado. Esta era a prova de que o gene 'encaracolado', ao contrário do que sucede nas raças Devon Rex e Cornish Rex, era dominante.
Uns sim, outros não
Por essa mesma razão, numa mesma ninhada, é natural a ocorrência de gatinhos com e sem o característico pelo encaracolado. O que é comum a todos eles é uma sólida estrutura óssea que acompanha um corpo grande e maciço, semelhante ao do British Shortair; uma cabeça redonda; espírito resoluto e tenaz; uma saúde de ferro; e um temperamento adorável. São gatos pacientes, tolerantes e que estabelecem fortes relações de afetividade com os donos.
Os mais desejados
Claro está que, ainda assim, os mais pretendidos sãos os gatos que têm o pelo encaracolado, o que é visível logo à nascença, através de um dado curioso: já nascem com os bigodes encaracolados. E esse é um sinal inequívoco, uma vez que os bigodes e o pelo encaracolado de uma cria
se mantêm pela vida fora do gato e não sofrem alterações nas mudanças de idade. Ou seja, nunca comprará 'gato por lebre', ainda que, na idade adulta, o pelo possa vir a apresentar caracóis menos pronunciados. Certo é que o animal detém o gene e manterá os bigodes ondulados.
Aqui e ali
Neste ponto, importa saber que não falamos de caracóis dramáticos e muito acentuados. Por vezes, é apenas uma ondulação ainda que sempre forte e bastante notória, que se manifesta em partes específicas do corpo do Selkirk Rex: barriga, flancos e em torno do pescoço, com maior exuberância, e ainda na parte traseira do corpo, de forma mais discreta. A pelagem pode ser curta ou comprida. A fim de manter a beleza da ondulação, há que não abusar das escovagem e saber escolher o champô que tire melhor partido desta característica.
O mais difícil
O mais difícil, quando se é dono de um Selkirk Rex, é evitar que as pessoas, principalmente os amigos e visitas, lho roubem do colo, para sentirem o pelo sedoso entre os dedos, o que parece acalmar o mais elétrico dos temperamentos. Paciência para tanto mimo é coisa que o Selkirk Rex encontra com facilidade. Abraços, já agora, também são bem-vindos.