Origem

   Hoje em dia, é dado quase como certo que o gato Persa teve origem na Grã-Bretanha, mas que os seus antepassados têm raízes na antiga Pérsia — actual Irão. Esses antepassados longínquos foram importados no séc. XVII para Itália, de seguida para a Turquia e, mais tarde, para a França, onde acabam por ser conhecidos enquanto raça angorá.

   No que respeita ao tom da sua pelagem, o gato Persa existe agora nas variantes: sólido, smoke, tartaruga, silver, bicolor, tabby, chinchila e colorpoint.

 

Morfologia

   O gato persa tem uma estrutura óssea curta e maciça, o pêlo, comprido, é sedoso e denso; as patas tendem a ser curtas mas fortes, redondas e paralelas; as orelhas são pequenas, afastadas e arredondadas nas pontas; os olhos são grandes e redondos. Tem o focinho curto, achatado, largo e arrebitado e as narinas devem apresentar-se bem abertas; o pescoço é curto e forte e as bochechas são cheias. Os machos pesam entre quatro e cinco quilos e as fêmeas têm entre três e quatro quilos.

 

Carácter

   É um dos felinos mais calmos e tranquilos. O Persa tem um ar pachorrento, mas, na verdade, este gato é brincalhão, sem ser muito barulhento, e tem por hábito interagir com as pessoas. Embora goste de ter companhia, seja de cães, gatos ou crianças, não gosta muito de andar ao colo. Por ser muito dependente do dono criando inclusivamente com ele um laço muito estreito, a raça Persa é, sem dúvida, a ideal para ajudar adultos que precisem de tratamento psicológico e são quase imprescindíveis no apoio a crianças com problemas de sociabilização.

 

Prós e Contras

   Como todos os animais de estimação, também o gato Persa tem prós e contras. Abona a seu favor o facto de ser um animal que se adapta facilmente ao meio-ambiente onde vai viver. É asseado, o que é óptimo para quem vive em apartamentos. Como dorme de dia, é à noite, quando geralmente a maioria dos donos estão em casa, que este gato prefere brincar. Gosta de companhia, mas não se atormenta se ficar sozinho, pois vive bem de forma solitária. Desde que tenha brinquedos, o gato Persa não passa o tempo a destruir o que está à sua volta. Mas são animais que exigem tempo e atenção. Bastante ciosos da sua beleza e bem-estar os persas precisam que cuidem diariamente do seu pêlo, que lhe dêem banho frequentemente, que tratem da limpeza dos olhos e que o alimentem convenientemente. Um dos contras diz respeito à reprodução. É que as fêmeas são pouco dadas à maternidade, já que os seus partos são algo difíceis, uma vez que as crias têm cabeças grandes o que dificulta a sua expulsão.