Os cães e os buracos.

12-11-2011 13:01

Porque é que os cães fazem buracos?

 

Escavar é uma actividade normal e instintiva de todos os animais da família canina, onde se incluem cães, lobos, raposas, chacais e coiotes.

 

Os cães fazem buracos...

   -Em busca de pequenos animais, pois uma toca é sinónimo de presas fáceis, especialmente atraentes para raças com forte instinto de caça;

   -Como forma de ancestral de guardar comida em excesso para épocas de privação (o que é válido mesmo para o mais bem nutrido dos cães, que pode esconder ossos ou até biscoitos pelo prazer de mais tarde que só ele sabe onde ir buscá-los);

   -Para abrir uma cratera de terra fresca onde podem deitar-se a relaxar;

   -Para desgastar as unhas;

   -Basicamente, porque são cães e escavar é uma das suas actividades primitivas;

  Aceitar isto como natural é um ponto de partida para qualquer dono. Até porque esta é uma actividade que combate o aborrecimento, funcionando como estímulo físico ou mental para o cão. Negar-lhes este prazer pode despertar comportamentos destrutivos bem mais indesejados.

 

Área reservada 

   Posto isto, e sempre que exista essa possibilidade, porque não reservar uma zona do quintal ou do jardim, para que ele faça e desfaça o seu buraco de estimação? Muitas vezes, o cão escolhe sempre o mesmo local, como se fosse atraído por um qualquer íman. Há que respeitar a natureza do animal. Não estando disposto a compreender algumas especificidades da família canina, talvez seja melhor pensar em adquirir outro animal de estimação. 

 

O que é demais não presta

É certo que alguns animais não se sentem atraídos por escavações, entreter-se com mais nada. Neste último caso, pode haver necessidade de tomar medidas.

   -Evite jardinar na sua presença, bem como plantar coisas na terra. Ele pode querer "ajudar".

   -Quando o cão estiver prestes a começar mais um buraco, capte a sua atenção e inicie uma outra brincadeira a dois, ou apenas uma pequena sessão de treino básico, com biscoitos como recompensa. Muitos não hesitarão em passar uns bons momentos com o dono ao invés de se dedicarem a uma actividade solitária, que tantas vezes serve apenas para se entreterem quando ninguém lhes presta atenção.

   -Quando o encontrar já em plena actividade mostre-lhe o seu desagrado o que, futuramente, prevenirá igual comportamento, pelo menos, na sua presença.

   -Molhe-o com a mangueira, ou acione a rega no jardim, mas de longe, para que ele não associe o dono ao castigo e acredite apenas tratar-se de uma causa/efeito normal quando ele faz buracos.

   -Nos casos mais difíceis, opte por medidas extremas. No fundo do buraco que o animal já abriu, e sem que ele veja , coloque pedras, ou apenas uma, bem grande. Tape-a depois, com terra. Na próxima incursão do cão, ele vai detestar não conseguir escavar e deixará aquele local em paz. Pode repetir a dose noutros locais até que ele perca a mania dos buracos, associando-os a algo desagradável.

 

—————

Voltar