Ambientalistas da organização Fundo Internacional para o Bem Estar Animal (IFAW, sigla em inglês), divulgaram nesta segunda-feira (6) que 129 golfinhos foram encontrados encalhados na costa nordeste dos Estados Unidos desde o início de janeiro, número mais alto já registado nesta região.
Os ecologistas dizem que conseguiram devolver ao mar 37 dos 54 golfinhos resgatados com vida. Os 75 mamíferos aquáticos restantes foram encontrados mortos ou tiveram de ser sacrificados devido ao estado precário de saúde.
De acordo com Katie Moore, bióloga do IFAW, embora seja comum encontrar golfinhos e focas encalhadas na região de Cape Cod, no estado de Massachussets, a cifra registada em 2012 é algo considerado “extraordinário”.
“A média anual de encalhes destes animais é de 228 nos últimos 12 anos na região Nordeste – que se estende da Virgínia até Maine”, disse. Porém, segundo ela, apenas nas primeiras semanas deste ano a quantidade registada é mais da metade do que é registado em 12 meses.
Até o momento, as causas deste fenómeno são desconhecidas. Katie disse que foram feitas autópsias nos animais, mas nada foi detectado. Em nove golfinhos que devolvidos ao mar foram implantados dispositivos de localização por satélite, que colaborará com pesquisas da organização ambiental, além de informar a rota.
—————