Dogue Alemão

16-11-2011 17:39

   O Dogue Alemão é um "gigante" de aparência aristocrática, elegante e de bom carácter. A harmonia da sua aparência deve-se às suas linhas bem proporcionadas. O seu pescoço em forma de cisne realça ainda mais o porte e elegância da cabeça, como se fosse uma estátua. Considerando por muitos o Apolo das raças caninas, um exemplar Dogue Alemão é o orgulho dos seus donos.

 

   A cabeça é finamente esculpida. Alongada, estreita muito expressiva, sempre bem erguida. "Stop" muito acentuado. Arcadas supra-ciliares bem desenvolvidas. Chanfro largo. Focinho alto e rectangular. Trunfa negra ou mais clara no arlequim.

Os olhos são de tamanho médio, redondos, o mais escuro possível. Nos dogues azuis, são admitidos olhos mais claros. Nos dogues arlequins, admite-se olhos mais claros ou de cores diferentes.

A orelhas são naturalmente pendentes. 

O corpo é quadrangular. Pescoço longo, seco, bastante musculado, de perfil torneado. Peitorais pronunciados. Caixa torácica bastante arqueada. Dorso curto, quase rectilíneo. Rim largo, ligeiramente abaulado. Garupa larga, levemente inclinada. Ventre bastante retraído.

Os membros são fortes, musculados. Pés redondos ("pé de gato"). Dedos flectidos e bastante fechados.

A cauda é de comprimento médio, atingindo o jarrete. Inserção alta com base larga. Esbelta e fina na extremidade. Em acção, curva-se ligeiramente em forma de sabre.

O pêlo é muito curto, denso, liso e acamado, brilhante.

A pelagem pode ser:

- Raiada: fundo amarelo dourado claro até amarelo ouro intenso, sempre raiado por estrias transversais negras muito nítidas. A máscara negra é desejável.

- Fulva: do amarelo dourado claro até ao amarelo intenso. Máscara negra desejável.

- Negra: admite-se a presença de marcas brancas.

- Azul: azul aço puro. São admitidas marcas brncas nos peitorais e nos pés.

- Arlequim: fundo branco com manchas negras azeviche de contornos diluídos, de dimensões variadas bem distribuídas por todo o corpo.

O tamanho varia de macho para fêmea. No mínimo o macho mede 80cm , e no no mínimo a fêmea mede 72cm. 

O peso varia entre 50 e 70Kg

 

Temperamento, aptidões e educação

É considerado os mais pacífico de todos os Molossos. É um cão simpático, manso, meigo, sensível, afectuoso, especialmente com as crianças. Equilibrado, calmo, ladra muito pouco, só se torna agressivo se as circunstâncias o exigirem. Vigilante, com sentido da propriedade, do território, mantém as distâncias e mostra-se desconfiado em relação a estranhos. Incorruptível, cão dissuasor por excelência. A sua educação deve iniciar-se cedo, ser firme mas realizada com muita paciência.

Conselhos

Pode viver num apartamento desde que lhe sejam proporcionadas saídas diárias. Cão desportivo, precisa de espaço e exercício. Mas antes de terminar o seu crescimento não deverá realizar demasiado desporto para evitar problemas nas articulações e de ligamentos. Deve igualmente ter-se em conta que a sua esperança de vida média é de 8 anos, prazo relativamente curto. O pêlo deve ser escovado com regularidade.

Utilizações: Cão de guarda e cão de companhia.

 

                               

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar