Gato Pintalgado
O malhado da California
Será um gato selvagem? Um pequeno leopardo? Um ocelote? Nada disso. Ainda que muito especial, este é um gato doméstico, de pelagem exótica e temperamento de ouro. Uma das joias da coroa dos Estados Unidos da América, criado, precisamente, para se assemelhar aos grandes gatos selvagens, com os quais, a sua pelagem pintalgada se confunde. Um feito que data da década de 80 do século passado e que teve por base um nobre propósito: alertar para a necessidade de preservar os grandes gatos selvagens, como o leopardo, e outras espécies felinas ameaçadas, e impedir que alguém cobiçasse um casaco com o pelo igual ao do seu gato de estimação. Uma inspiração com que o antropólogo Louis Leakey conseguiu contagiar o argumentista e autor californiano Paul Arnold Casey Jr., que escrevia guiões cinematográficos para Hollywood, com quem havia colaborado nos anos 70. Uma viagem à Tanzânia acabaria por, definitivamente, motivar o escritor a aceitar o desafio.
Era um gato às bolinhas
Para a sua receita, Paul Arnold Casey Jr., habituado que estava a criar enredos para grandes plateias, sabia que tinha de utilizar ingredientes de primeira qualidade. Os cruzamentos incluíram as raças American Shorthair, Abissínios e British Shorthair, Manx, Persa, Siamês, entre outras, incluindo ainda gatos de rua do Cairo e de outros países asiáticos, que permitissem obter o look selvagem dos felinos da selva. O resultado foi um sucesso, com a tão esperada pelagem malhada a cobrir o corpo esbelto desta nova raça. Um feito, todavia, que quase passou despercebido, com a raça a nunca alcançar grande popularidade, à sombra que estava de outras duas raças de gatos domésticos que, na mesma altura, obtiveram igual tipo de pelagem selvagem, a Ocicat e a Bengal. Dada a sua raridade, o preço exorbitante a que eram vendidos os primeiros exemplares, com valores que oscilavam, à época, entre os 800 e os 2500 dólares, também não ajudou à correta
celebração da nova raça.
Mini-leopardo
O primeiro retrato não deixa dúvidas: o gato California Spangled parece um leopardo em ponto pequeno. Quer pela linha alongada do seu corpo musculado, quer obviamente, pelas marcas da pelagem. Estas querem-se preferencialmente redondas, ainda que ovais, quadradas ou triangulares também ocorram. Mesmo a andar, as semelhanças com um felino selvagem são enormes, pois, apesar das suas patas compridas, o ventre quase parece tocar no chão, como se estivesse em plena caçada na selva africana. Ajuda ao seu disfarce, a coloração do pelo, que pode apresentar os tons bronze, ouro, azul, ardósia, preto, vermelho, castanho, branco e prata.
Pilhas de energia, inteligência e vivacidade
Apenas os traços físicos são selvagens, já que a sua personalidade é absolutamente domesticada, doce e brincalhona, curiosa e afetuosa, principalmente devotada à sua família humana. Apreciam uma relação olhos nos olhos pelo que procuram locais altos em que fiquem ao nível dos ombros dos donos, para melhor observarem tudo o que se passa. O seu porte atlético, auxiliado por uma extraordinária inteligência, faz com que não haja obstáculos a este propósito que, muitas vezes, serve ainda outro, o fazer umas palhaçadas para a família.
