As cinco magníficas

   As raças alemãs Bullenbeisser (mordedor de touros em português) e Baerenbeisser (mordedor de ursos), a Brabanter de nacionalidade belga, a polaca Dantzinger e o Bulldog inglês são as cinco raças que terão estado na origem genética do Boxer. As duas primeiras eram raças de agarre, utilizadas na caça a grandes presas e também na guarda de gado bravo. A belga e a polaca primavam por cães ágeis e rápidos, mas de menor porte, ambos de cor dourada, utilizados na caça e na condução de manadas. Por fim, o Bulldog (cão touro), uma raça britânica conhecida na Alemanha desde 1820. Muitos entendidos acrescentam ainda a esta lista cães espanhóis e o Dogue de Bordéus.

 

Ponto de partida e de chegada

   Cinco ou sete raças pouco importa. Tudo junto, com critério e selecção, culminou no Boxer, um cão de porte médio, cujas principais características físicas são a mandíbula proeminente, uma cabeça maciça, corpo quadrado mas de porte atlético cujo pêlo curto é dourado ou tigrado. Mas até chegar aqui, houve dúvidas e controvérsias, acabando por levar a melhor os adeptos de que se deveria criar um cão diferente de qualquer um dos que lhe deram origem, mais evoluído de temperamento e mais elegante de corpo, ou seja, um cão nobre e enérgico. Foi tal o sucesso obtido que, em meados do séc. XX, o Boxer era já popular em todo o mundo, com inúmeros criadores que iam da Alemanha aos Estados Unidos.

 

O que mais gostamos nele

   A sua fidelidade para com o dono e a sua casa, o facto de ser um incansável vigilante, zeloso e corajoso. A meiguice e docilidade que dispensa à família são proporcionais à desconfiança que tem perante estranhos e intrusos, com os quais é implacável e pouco condescendente. De carácter nobre, o Boxer é um animal franco e honesto, incapaz de um acto em falso ou de traições, daí ser óptimo no trato com as crianças, havendo quem o apelide de babysitter. Mas por ser um cão de guarda vigoroso, o treino deve ser encarado como uma necessidade. Por ser brincalhão, dedicado e inteligente, é fácil treiná-lo e sociabilizá-lo.

 

Digno de registo

   Nome completo — Boxer Bullenbeisser Alemão

   Alemanha — País de origem

   Branco — A cor dominante nos primeiros anos da raça a qual passou a ser indesejada e eliminada nos cruzamentos selectivos. Mas ainda hoje ocorre o nascimento de cachorros brancos

   1950 — Ano da criação, em Strassbourg, da ATIBOX (Associação Técnica Internacional do Boxer) que assegura a manutenção do estalão morfológico e comportamental da raça, que se pretende bela mas funcional.